Pesquisar
Close this search box.
MAIS BLOG

10 passos para memorizar vocabulário em inglês

Escrito por: Renata
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos estudantes têm dificuldade em manter um bom vocabulário em inglês. A maior queixa é que eles conseguem compreender as palavras novas, mas poucos dias depois, não conseguem lembrar-se de nenhuma delas. Alguns dedicam uma ou duas horas do fim de semana para revisar e fixar o vocabulário aprendido na mesma semana, mas depois não o revisam novamente. Isso ocorre porque, na semana seguinte, eles precisam aprender mais vocabulário novo.

O problema aqui é estudar muito em um curto espaço de tempo e demorar muito tempo para estudar novamente o mesmo tópico. As revisões precisam ser frequentes e consistentes; caso contrário, o aluno não conseguirá memorizar o vocabulário a longo prazo. Esse tipo de procedimento favorece a curva de esquecimento, que precisamos aprender a “driblar”.

O que é a curva de esquecimento?

A curva de esquecimento foi descoberta pelo filósofo e psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Ela mostra por quanto tempo o nosso cérebro é capaz de reter informações novas. Nossa memória é autolimpante, e o cérebro tende a descartar informações não utilizadas num prazo médio de 30 dias. Portanto, é importante realizar revisões frequentes e consistentes para fixar o vocabulário de forma eficaz.

Fonte: GUIA DO ESTUDANTE

Seguindo a teoria de Ebbinghaus, após a aula de inglês e o primeiro contato com o vocabulário, você será capaz de lembrar 100% dele, mas com o passar dos dias, esta quantidade vai caindo. E para evitar esta “perda”, o ideal é revisar o conteúdo novo enquanto a curva ainda está no alto, ou seja, nas primeiras 24 horas após ter tido contato com ele. Esta primeira revisão deve durar cerca de 10 minutos. Após sete dias, deve ser feita uma segunda revisão e, neste ponto, apenas cinco minutos serão necessários. Por último, revise este mesmo conteúdo com 30 dias, no qual apenas de dois a quatro minutos serão necessários para reativá-lo na memória. Para ler mais como usar a curva do esquecimento para memorizar vocabulário, clique aqui.

Como manter seu vocabulário em inglês

1 –  Agende as revisões.

Mantenha uma agenda ou calendário de estudo e assim que aprender uma lista de palavras novas, agende os dias das revisões. Por exemplo:

– contato com o vocabulário: 26/09
– 1ª revisão – 27/09 (dedique pelo menos 10 minutos)
– 2ª revisão – 03/10 (5 minutos)
– 3ª revisão – 26/10 (2 a 4 minutos)

2 – Mantenha um caderno de vocabulário em inglês 

…ou separe uma parte do seu caderno apenas para isso.  Escrever ajuda a memorizar o que você já aprendeu. Você pode organizar as palavras novas por ordem alfabética (como se fosse uma agenda telefônica), ou você pode separar por temas (profissões, cores, lugares, comida, etc…), ou ainda por classe gramatical (adjetivos, verbos, substantivos, etc…).  Anote as palavras novas com significados (de preferência em inglês) e crie uma frase para cada uma delas.

3 – Personalize a forma de “ver” as palavras.

Não tenha pena de gastar seu vocabulário! É assim que aprendemos inglês!
Escreva suas próprias definições das palavras usando frases simples em inglês ou sinônimos. Você pode ainda “desenhar” o significado (mesmo que sua habilidade com desenho seja a de desenhar apenas um homem-palito).

Por exemplo, usando a palavra QUEUE:

Outra forma de “personalizar” as definições é fazer associações com pessoas ou marcas. Assim, caso você queira memorizar a palavra “tire” (pneu)  você pode ao invés de definição usar as palavras “Firestone, Goodyear e Pirelli”.

4 – Faça tudo em inglês.

Se você tem uma agenda (mesmo que virtual) na qual anota seus compromissos ou listas de pendências, comece a anotá-las em inglês. Se você costuma fazer lista de compras de supermercado, comece a anotar o nome dos produtos em inglês. Mude o idioma do seu celular, do seu servidor de e-mail, das redes sociais que frequenta e dos softwares que você usa.  Quer uma prova de como funciona? Mude o idioma do seu perfil no Facebook agora mesmo, em poucos dias você vai ter se acostumado com expressões como “post”, “like”, “share”, “notifications”, “friend request”, dentre outras.

No começo é normal sentir uma certa dificuldade – período de adaptação -, mas logo você vai se acostumar e as palavras novas vão se tornar normais na sua rotina.

5. Crie frases ou até mesmo pequenas histórias usando um grupo de palavras novas.

Se você aprendeu uma lista de adjetivos de personalidade, que tal fazer frases usando pessoas que você conhece? Assim, sempre que você lembrar desta pessoa, lembrará quais adjetivos associou a ela. Por exemplo:

My friend Angela is a very hardworking and generous teacher.

Além de ser um bom exercício para memorizar vocabulário, também ajuda na criação de frases e fixação de gramática.

6. Use flashcards.

Imagem: Charlotte Pamela

 

Além disso, os flashcards são uma ferramenta versátil e podem ser usados para memorizar diversos tipos de informação de forma eficiente. Flashcards manuais ou impressos são uma opção fácil e acessível para quem quer aprimorar a memória de curto prazo. Para saber mais como montar seus próprios flashcards, clique aqui.

7. Use cadernos interativos.

Pesquisando mais a respeito de retenção de vocabulário, encontrei alguns cadernos que são feitos especificamente para este fim. São cadernos aparentemente comuns, mas a contra-capa traz uma “aba” parecida com orelhas de livro. A função dessas abas é a de cobrir uma coluna da folha do caderno. Para usar esse caderno, você deve dividir a  página em duas colunas, escrever a palavra em uma coluna e na outra escrever um sinônimo, definição ou até mesmo a tradução (menos recomendado). Você usa a “aba” para testar se realmente memorizou as palavras daquela página, cobrindo as definições para tentar lembrar e depois retirando a aba para conferir.

 

Ali Express

Encontrei estes cadernos para vender apenas através do Ali Express, mas é super simples de improvisar um em casa. Basta usar um caderninho de anotações e grudar uma aba de cartolina (ou qualquer outro papel grosso) que funcione como uma “orelha de livro”.

8. Use aplicativos próprios para vocabulário.

Se você tem um smartphone ou um tablet, use este recurso a seu favor. Faça uma busca na sua loja de aplicativos por um app que ajude a memorizar vocabulário e experimente qual melhor se adapta a sua forma de aprendizado. Eu particularmente recomendo o AnkiApp, que é um simulador de flashcards gratuito. Ele já vem com várias listas de palavras cadastradas, mas você também pode cadastrar as palavras de acordo com a sua necessidade. Ele está disponível para IOs, Android e Windows Phone.

9. Use post-its.

Quem não ama post-it? Escolha algumas palavras (de cinco a dez, no máximo) e grude em algum lugar que você veja várias vezes ao dia. Você pode grudar no monitor do seu computador, no seu espelho, ou na porta da geladeira. Toda vez que olhar para o post-it tente lembrar as palavras que escreveu lá. Quando sentir que já memorizou todas, é horas de trocar as palavras.

10. Leia e ouça mais em inglês.

Está é a dica mais óbvia e simples, pois foi assim que aprendemos (e continuamos aprendendo) nosso vocabulário em português. Tenho certeza que há várias palavras em português que você já ouviu mas não lembra o que significa simplesmente porque não usa no seu dia-a-dia. Assim também acontece com inglês. Por isso, quanto mais livros, jornais, revistas, blogs, canais de youtube, séries, filmes e musicais você “consumir” no seu cotidiano, mais fácil será absorver vocabulário em inglês e não mais esquecer.

Além disso, lembre-se de que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e assimilação diferente, então não se compare com os outros. Ademais, é importante destacar que não há uma fórmula mágica, mas sim a necessidade de encontrar o que funciona melhor para você.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!