MAIS BLOG

Como ter mais contato com o inglês e falar melhor

Escrito por: Renata
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ações práticas (e realistas) que vão te mostrar como ter mais contato com o inglês a partir de agora!


Contato com o inglês

Aumentar a exposição ao inglês pode ser considerado um dos maiores desafios para uma aprendizagem mais eficiente do idioma. Na maioria das vezes, ao entrevistar nossos candidatos a alunos, escuto uma reclamação recorrente: “já estudei inglês, mas não consegui aprender” ou “entendo a gramática e vocabulário, mas não consigo falar ou entender o que eles falam”. Estas duas falas são sintomas de uma realidade muito comum: você tem pouco (ou nenhum) contato com o inglês fora da sala de aula.

A boa notícia: esses sintomas têm cura!

Assim, para que você aumente sua exposição ao inglês, elaboramos algumas dicas que podem ajudar. Vem com a gente! 

O ideal é que você mantenha contato com o inglês todos os dias, ainda que seja apenas por alguns minutos, pois, 20 minutos diários são suficientes para ajudar você a avançar muito mais rápido e correspondem a pouco menos de 2% do seu dia. Ainda, se levarmos em consideração de que é possível associar seu contato com o inglês com outras atividades diárias, podemos facilmente aumentar este tempo para 4% ou até mesmo 10% do seu dia. E, mesmo se você estiver no nível iniciante, muitas atividades podem ser feitas.

Dicas diárias de como ter mais contato com o inglês

Abaixo, eu vou listar algumas dicas simples e práticas que sempre compartilho com meus alunos e que gostaria de compartilhar com você também:

1. Mudar o idioma do celular e de todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.) para o inglês 

Esse, sem dúvida, é um dos itens mais fáceis de ser colocar em prática, pois, todo mundo tem redes sociais e celulares. Então, verifique em cada uma das plataformas em que você está inscrito, de que maneira você pode alterar o idioma delas para inglês. A mesmo se aplica ao seu aparelho celular: todos os fabricantes, ao menos dos que temos conhecimento, oferecem, em suas configurações, a opção de alteração de idioma. Portanto, mãos a obra!

2. Ouvir música diariamente

Sugerimos aqui algumas dicas que acreditamos que possam ajudar você a melhorar suas habilidades auditivas em inglês. Além de aprimorar suas habilidades, você também poderá se divertir bastante, afinal, que é que não gosta de música, não é mesmo?

  • Crie playlists em serviços como Spotify ou Deezer. Caso não seja possível, tenha sempre um pen-drive com suas músicas favoritas em inglês.
  • Ouça estações de de rádio que toquem músicas em inglês, como a Antena 01, por exemplo, além de várias outras estações online.
  • Faça atividades com música no Lyrics Training ao menos uma vez por semana. Escolha o CHOICE MODE, assim, seu trabalho será apenas escolher a opção correta. Caso o inglês já seja familiar para você, tente o WRITE MODE, no qual, ao invés de escolher a palavra certa, você terá de escrevê-la.


IMPORTANTE!!!

Procure fazer uma atividade com música ao menos uma vez por semana. Você pode:

  • escolher uma música e procurar a letra – lyrics em inglês – no Google;
  • copiá-la manualmente no caderno para ajudá-lo a memorizar o spelling, ou seja, a forma correta de escrever as palavras;
  • ver o vídeo da música no YouTube e acompanhá-lo com a letra.
  • e, por último, você pode visitar o site Vagalume ou outros para ver a tradução da música escolhida.

3. Assinar canais no Youtube e assistir os vídeos com frequência

Aqui temos algumas sugestões de canais que você pode assistir. Há outras opções que você pode escolher, desde que o áudio esteja em inglês.

Além desses citados acima, destacamos também o site ENGVID, que traz muito material em formato de videoaula. (www.engvid.com)

4. Assistir programas de TV em inglês.

Muitos alunos me falam que não curtem séries de TV (já falei da importância das séries neste link), mas há vários outros tipos de vídeos que podem ajudar a aumentar seu contato com o inglês. Você pode assistir reality shows, documentários, talk shows (programas de entrevista) e até mesmo cartoons (desenho animado) em inglês. O importante é que isso se torne um hábito e que você assista sempre com atenção, tentando entender o que ouve. Então, mantenha também um caderninho por perto para anotar e pesquisar as palavras novas no futuro.

Para quem não tem acesso à TV por assinatura (como eu), as formas mais práticas de ter contato com estes programas é na Netflix, no Ororo.TV, na Amazon Prime, dentre outros serviços disponíveis no mercado. Basta escolher aquele(s) de sua preferência.

Sei que muitos devem achar “chato” ou achar que simplesmente não conseguem colocar estas dicas em prática. Porém, não há outro caminho para o aprendizado (e manutenção) de um idioma a não ser pela exposição. Tente se organizar e ter todas as ferramentas necessárias para o seu aprendizado por perto. Instale os aplicativos necessários, use um bom fone de ouvido, mantenha um caderninho sempre a mão e, o mais importante de tudo, insista!

Concluindo…

Todo hábito é resultado de insistência, no começo pode parecer difícil, mas aos poucos, os hábitos se tornam automáticos e um dia você nem vai perceber quando a legenda do seu vídeo falhar, pois estará entendendo tudo!

Esperamos que essas dicas ajudem a todos vocês!

E se precisar de um acompanhamento personalizado, dá uma olhadas nos cursos que estamos oferecendo no momento. Todos nossos alunos tem direito a um planner de estudos personalizado! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!