O aprendizado de um idioma é uma prática contínua e não deve limitar-se apenas aos dias de aula. Os períodos de “férias” são altamente positivos para o aluno pois oferece a ele a oportunidade de “lidar com o idioma por conta própria” testando seus limites e apontando as melhoras necessárias. Aproveite então, as novas horas vagas (as horas que você estaria em aula) para pôr em prática algumas ideias que ajudarão a desenvolver ainda mais seu aprendizado.

01. REVISE NAS FÉRIAS!!!

Aproveite para colocar o workbook em dia e até mesmo os exercícios do livro. Sabe aquelas atividades de escrita que você nunca “teve tempo” de fazer? Esta é a hora! Você também pode refazer os exercícios nas áreas que sente mais dificuldade e observar o que errou.

02. LISTA DE VOCABULÁRIO

Reveja todas as unidades já estudadas no livro e crie uma lista de vocabulário no caderno.

Uma idéia é separá-las por categoria, tais como: food, family, jobs, adjectives, personality adjectives, etc! Inclua também nesta lista as palavras extras aprendidas em aula e que você anotou de forma aleatória no caderno/rodapé do livro. Adicione palavras novas a cada categoria.

Não traduza as palavras, use um desenho ou alguma palavra que te faça lembrar, por exemplo:

butter = doriana, tire = goodyear,  printer = HP

Para mais ideias de como reter mais vocabulário, veja este post.

03.ORGANIZE-SE!!!

Sabe todas aquelas anotações que o professor entregou e você “esqueceu” dentro do livro ou da pasta? Releia todas e organize-as de acordo com a necessidade. Transfira ou cole no caderno o que for relevante. O que for desnecessário, jogue fora!!! Manter o material organizado ajuda a organizar o pensamento e por consequência, otimiza o aprendizado!

04. OUÇA MÚSICA!!! 

Vc é daqueles que “não tem tempo” para estudar? E aqueles preciosos minutos no trajeto de ida e volta ao trabalho? Que tal aproveitar para praticar o listening?

Escolha alguns cantores que gosta e crie um CD ou uma pasta num pen-drive e coloque no som do carro e ouça no seu trajeto para o trabalho.

Música é ótima para memorizar vocabulário, treinar pronúncia e melhorar o listening!

Você também pode usar apps como Deezer ou Spotify para organizar as suas playlists.

05. LEIA !!! 

Ler uma estória ajuda a melhor perceber a gramática e a vivenciar o vocabulário de forma contextualizada. Além disso, ajuda o aluno a formar frases de forma mais natural e a escrever melhor também.

Escolha um livro de acordo com o seu nível; existem livros para alunos super-básicos até os super-avançados, são os GRADED READERS ou “livros com leitura simplificada” e são super fáceis de achar em livrarias assim como em sebos ou esquecidos na estante de algum amigo…

Um bom site para baixar livros gratuitamente é o E-books.net.

06. ASSISTA SÉRIES!

fériasQuem já é meu aluno, sabe do quanto eu falo da importância das séries de TV e realmente insisto neste assunto porque, na minha experiência pessoal, é o que eu mais uso para manter o meu inglês afiado e para me ajudar a pensar em inglês. No meu caso, assisto séries de TV todos os dias e já é um hábito natural pra mim.

Para quem ainda não começou porque não tem TV a cabo, há várias opções, além do bom e velho Netflix, você pode usar o Ororo e assistir séries com duas legendas ao mesmo tempo (ou seja, em inglês e em português).

E se você não sabe “qual série assistir” ou se não tem ideia de por onde começar, eu sugiro que leia este post .

07.  ASSISTA AO MESMO FILME 3X

Uma forma de diagnosticar rapidamente a sua percepção do idioma é assistir ao mesmo filme (ou episódio de série, ou algum outro vídeo) 3 vezes seguidas. Calma, não precisa ser 03 vezes no mesmo dia, mas em 03 momentos diferentes e com um curto espaço de tempo. Por exemplo, com um espaço de 02 a 03 dias entre um momento e outro.

A ideia é comparar a sua capacidade de compreensão em cada uma das sessões:

1a vez – assista ao filme com áudio em inglês e com legendas em português, a ideia aqui é entender o filme e se divertir.

2a vez – assista ao mesmo filme com áudio em inglês e com legendas em inglês. Como faz pouco tempo que você assistiu, você vai lembrar detalhes da estória e entender a ideia principal.

3a vez – agora assista ao mesmo filme com áudio em inglês, porém SEM legendas. Mantenha um caderno do lado e faça anotações do que conseguir compreender.

Se o seu nível ainda é básico, sugiro que faça o processo acima usando algum filme de animação (filme infantil) pois a linguagem costuma ser mais simples e são filmes muito visuais.

08. CANTE!! 

Isso mesmo! Cante!!! Treine a sua pronúncia e o listening cantando e aprendendo as letras das suas músicas favoritas no site Lyrics Training ou ainda procurando a música que você gosta no Youtube (Escolha um clipe com “lyrics” (letra) e repita quantas vezes quiser!!!!). Outra opção é seguir o tutorial de como aprender inglês com música em 10 passos no site Vagalume.

09.  Ouça podcasts !!

Como o listening é uma das principais dificuldades que meus alunos costumam comentar, sugiro que invistam muito do seu tempo praticando esta habilidade. Podcasts são formas gratuitas e rápidas de ter contato com o inglês nativo no seu dia a dia. Neste post aqui eu ensino como ter acesso a podcasts para níveis básicos e avançados.

10. EXTRAS !!

Explore o material extra do seu livro. Ele tem um site? Navegue! Ele tem um Cd-rom? Use! Escute os listenings novamente, leia os audioscripts dos audios, repita em voz alta, imite a pronúncia.

Pergunte ao seu professor se ele tem alguma atividade extra para te enviar,com certeza ele tem algum handout legal que vai te ajudar a reforçar algum ponto que você tenha dificuldade.

Remember:

Practice makes perfect! 

 

  • DICA BÔNUS

Se você não teve tempo em outubro, aproveite e faça o nosso DESAFIO DE LISTENING, seguindo todas as recomendações que estão neste post aqui.