Pesquisar
Close this search box.
MAIS BLOG

05 perguntas você deve responder para aprender inglês

Escrito por: Renata
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

1. Responda rápido: Você quer ou precisa aprender inglês?

Se você respondeu que “quer” aprender inglês você já tem meio caminho andado. Se você respondeu que “precisa” aprender inglês, talvez a sua necessidade não seja ainda tão forte a ponto de se tornar vontade e sem vontade, será mais fácil ceder as tentações e desistir.

2. Para que você quer aprender inglês?

É necessário ter um objetivo claro em relação ao idioma. Até que nível de inglês você precisa ir? Quais habilidades você precisa dominar? Se você quer aprender inglês para viajar, dificilmente precisará ser expert em gramática. Se você quer aprender inglês para ler artigos científicos, não precisará se matar tanto treinando listening, entendeu? Estabeleça metas claras e objetivos reais. Assim fica mais fácil traçar uma estratégia para atingir os resultados que precisa.

3. Você está disposto a mudar a sua rotina para aprender inglês?

Hoje em dia as pessoas não fazem mais dieta, elas fazem reeducação alimentar.  Isso porque não adianta fazer uma dieta de corte calórico durante dois meses e no mês seguinte enfiar o pé na jaca. E o que isso tem a ver com inglês? Bem, acontece que de nada adianta decorar livros por alguns semestres se não houver uma mudança de comportamento e atitude em relação ao idioma, pois assim que parar o curso você “esquecerá” tudo o que aprendeu.

E como faço isso? A idéia é incorporar o inglês na sua rotina. Por exemplo:

– Assistir filmes legendados ao invés de dublados prestando sempre atenção no aúdio;

– Substitua uma das suas novelas diárias por uma série de TV em inglês;

– Siga blogs e sites que dão dicas de inglês, (como o Teacher Renata, claro) e assine o feeds ou cadastre-se para receber as atualizações por email. Siga twitter, facebook, orkut…em resumo: interaja! Você não gasta nada com isso e todo dia aprende algumas expressões novas;

– Leia sites/revistas relacionados a assuntos de seu interesse em inglês;  seja futebol, política, economia, entretenimento, há uma variedade de sites devotados aos mais diversos temas. Assim você se informa sobre o seu assunto favorito e ainda treina o inglês;

– Leia jornais online em inglês;

– Ouça músicas em inglês, pode ser na hora da caminhada, no caminho pro trabalho, enquanto toma banho … tente prestar atenção na letra, aprenda a cantar junto, é um excelente treino para memória e pronúncia.

4. Você tem certeza que está estudando com o professor ou escola certa?

O que você faz quando precisa ir a um médico pela primeira vez? Você procura indicação, certo? E se você não conhece ninguém para te indicar um bom médico, você consideraria ir no médico mais barato independente da experiência/formação dele? Acredito que não.

Tente usar esses mesmos critérios para o seu professor/escola de inglês.

Não tenha vergonha: pergunte qual a formação deste professor.  No Brasil não há nenhuma regulamentação para professores de idiomas, qualquer pessoa pode exercê-la, mas isso não significa que todas as pessoas estejam qualificadas para isso. Não basta saber falar inglês. Você fala português fluentemente mas não é isso que torna você um professor de português, certo? O mesmo acontece no inglês.

Pergunte onde seu professor estudou, durante quanto tempo, onde trabalhou antes, pergunte porque ele se tornou professor,  como ele se recicla,  tente conversar com outros alunos que tiveram aula com ele, será que é alguém comprometido com a profissão ou que está ali temporariamente enquanto não encontra um emprego na sua verdadeira área?

5. Você está realmente tentando aprender inglês ou está se enganando?

Nos meus 12 anos (quase 13) de sala de aula já ouvi muita gente se queixar que não consegue aprender inglês.  E a grande maioria deles não segue nenhuma ou poucas das dicas acima. Os meus alunos mais bem sucedidos são aqueles que mesmo que intuitivamente fazem tudo isso que narrei acima. Eles fazem por prazer, por curiosidade, por instinto, em resumo, eles fazem porque gostam, porque realmente querem aprender.

E você? Tem certeza que tem reservado o tempo apropriado para a tarefa de casa do inglês? Se você respondeu que “não tem tempo”, lembre-se do que você fez no seu último domingo a tarde. Domingo é dia de descanso, mas 30 minutos para melhorar no inglês não vai te cansar, certo?

Você tem certeza que faltou todas as aulas que faltou porque realmente precisou faltar ou porque não se planejou suficiente? Costumamos nos autosabotar, e muitos alunos deixam seus compromissos de faculdade/trabalho para a ultima hora para se convencerem que precisarão ficar até mais tarde e terão que faltar o inglês.

_______________________________________________________________

Reflita honestamente sobre as perguntas acima e as responde sinceramente para si mesmo. As respostas te ajudarão a guiar melhor o seu aprendizado.

Boa sorte!

Comentários
Fale com a gente!